O que é um trabalho verde?

      Comentários fechados em O que é um trabalho verde?

Um trabalho verde é qualquer trabalho ou auto-emprego que realmente contribui para um mundo mais sustentável.

Um trabalho verde é o surgimento de uma empresa ou organização, com um indivíduo motivado e capaz de desempenhar o papel. A empresa ou organização pode estar em um setor “verde” (por exemplo, energia solar) ou em um setor convencional. Mas fazendo esforços genuínos e substanciais para o verde de suas operações (não apenas greenwash).

Um trabalho verde pode ser com empresas, organizações sem fins lucrativos, governo ou educação. As pequenas empresas, o auto-emprego e o empreendedorismo fazem parte da nova economia verde.

Alguns empregos verdes exigem habilidades ou educação “verdes” específicas, como um engenheiro solar, um educador ambiental ou um jardineiro orgânico. Outras posições não exigem necessariamente um fundo verde – por exemplo, um designer gráfico ou contador que trabalha para uma empresa ou organização verde.

“Verde” abrange praticamente todos os setores da sociedade: alimentação, energia, transporte, educação, governo, etc. Existem tantas empresas, organizações e empregos que seria impossível listá-los todos em um só lugar. Porque “verde” é tão amplo, pode ser útil focar em um ou mais problemas ambientais, classificações de carreira (2) ou setores da sociedade. Nem todos os jogadores se consideram “verdes” ou são afiliados à comunidade verde ou ambiental.

A questão da sustentabilidade é complexa e em constante mudança. Nem sempre é óbvio o que é verdadeiramente “verde” e sustentável, e o que não é. Se houver alguma dúvida, técnicas como análise de pegada ecológica, análise de berço a grave ou avaliação de impacto ambiental devem ser aplicadas para determinar o quão verde é a organização, o produto, o serviço ou o trabalho.

Verde vivo

Trabalhar em um trabalho verde deve ser parte do estilo de vida verde de uma pessoa. Alguém que participa no estilo de vida do consumidor, come carne de produção de fábrica e mata sozinho para trabalhar … provavelmente está fazendo mais mal do que bem, não importa o emprego. Embora ninguém possa ser perfeito, cada um de nós deve fazer o que podemos para viver de maneiras mais saudáveis ​​e saudáveis. As pessoas que escolhem estilos de vida sustentáveis ​​geralmente acham que suas necessidades financeiras diminuem, dando-lhes maior flexibilidade para obter treinamento, mudar de carreira, começar um negócio, trabalhar a tempo parcial e viver um estilo de vida mais saudável.

Por que os trabalhos verdes são importantes?

Muitas pessoas estão preocupadas e motivadas sobre o meio ambiente e gostariam de concentrar suas energias em torno do trabalho verde em tempo integral. Exceto para os ricos independentes, a única maneira pela qual a maioria das pessoas pode se dar ao luxo de fazer isso é através de emprego remunerado. Sem empregos verdes, essas pessoas são muitas vezes presas em empregos com indústrias de “dinossauro”, perpetuando o status quo insustentável. Se quisermos construir um país mais verde e sustentável, o Canadá precisa capturar essa riqueza de habilidades, energia e entusiasmo!

O GoodWork e os principais sites de trabalho desempenham um papel importante ao permitir que as pessoas saibam que existem oportunidades verdes; Motivando-os a buscar educação verde, voluntariado e carreiras; E conectando-os a um conjunto diversificado de oportunidades verdes.